quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Letramento Digital

Letramento Digital
A tecnologia avança e a cada dia exige que nos ambientes onde se lida com o conhecimento, por exemplo, escolas as pessoas envolvidas no processo ensino aprendizagem se adaptem as novas necessidades que a tecnologia impõe por esta se tratar de um processo cultural.
E para lidarmos com todas essas novidades tecnológicas é preciso que saibamos manipular essas ferramentas, nos apropriarmos dessas ferramentas, este comportamento os especialistas chamam de letramento digital.
É necessário que saibamos a diferença entre um sujeito alfabetizado e um sujeito letrado. E ainda, a diferença entre estas duas últimas e o sujeito alfabetizado e letrado digitalmente.É igualmente necessário que nós professores abandonemos o “jeito velho” de educar e comecemos a adquirir o “jeito novo” de educar, que além de trazer benefícios para o aluno ainda resolve alguns problemas críticos da educação, como a desmotivação e mesmo porque o “ jeito velho” de educar está com os dias contados.
É importante que entendamos que um letramento não substitui o outro, e sim que o declínio de um é o ponto inicial do outro, e mesmo que o primeiro deixe de existir, não deixa de ter sido importante, e mais, não há só um tipo de letramento daí é saudável que os diversos tipos de letramento co-existam.
O artigo ressalta também que para sairmos da ignorância digital, da condição de analfabetos digitais, temos que no mínimo saber como funciona os sites de busca e mais que precisamos pesquisar de modo racional, isto é, usando os recursos que já estão previamente estabelecidos para que a busca seja eficiente, e que nem sempre são usados.